Dicas para ajudar a selecionar a máscara de solda ideal para o seu trabalho

Encontrar a máscara certa para suas necessidades pode aumentar sua produtividade, qualidade de solda e de corte, além do seu conforto durante o trabalho.

Existem inúmeras opções de máscara de solda: com lente passiva ou filtro de escurecimento automático, com tonalidade fixa ou variável, com dois ou quatro sensores, com diferentes tamanhos de lente de visualização.

Aprenda a diferenciar os diversos modelos que existem e qual a utilidade de cada função de uma máscara de solda.

Filtro ou Lente?

As lentes sem escurecimento automático são chamadas de lentes passivas. Uma máscara passiva utiliza uma lente de vidro escurecido com tonalidade fixa. Com este tipo de máscara, enquanto o operador está posicionando a peça, o eletrodo ou a tocha, é necessário deixá-la na posição para cima. Após este posicionamento, é necessário fazer um movimento com o pescoço para abaixar a máscara e deixá-la na posição adequada, pouco antes de iniciar o arco.

Máscara Visor Fixo e Máscara Escurecimento Automático

Apesar de terem um custo de aquisição maior que as máscaras passivas, as máscaras com filtro de escurecimento automático compensam o seu valor por suas vantagens:
– Grande facilidade de posicionamento da peça a ser soldada, do eletrodo ou tocha antes de acionar o arco;
– Escurecimento do visor somente no momento do acionamento do arco;
– Maior precisão e qualidade de visão durante a soldagem, evitando lixamento ou esmerilhamento posterior em alguns casos;
– Maior conforto de movimentação e diminuição do risco de lesões por esforço repetitivo no pescoço ao movimentar a máscara para cima e para baixo com frequência;

Campo de visão

O campo de visão é uma das principais questões a se considerar na hora de comprar uma máscara de solda com escurecimento automático. Quanto maior o tamanho da lente, mais facilidade de visualização durante a solda, que resulta em uma operação de trabalho mais precisa.

Campo de Visão Thunder

A MÁSCARA THUNDER TEM 100 x 93 MM DE CAMPO DE VISÃO ATIVA.

Tonalidade

Nas máscaras automáticas o filtro permanece em modo claro até o momento do início da solda e escurece automaticamente conforme a tonalidade pré-selecionada. O ajuste de tonalidade da máscara de escurecimento automático deve ser regulado de acordo com a corrente de solda. A tabela a seguir mostra os parâmetros de tonalidade indicados conforme a corrente e os processos de solda e corte.

A MÁSCARA THUNDER TEM TONALIDADE AJUSTÁVEL DE 4-13, PROTEGENDO O
SOLDADOR EM QUASE TODAS AS APLICAÇÕES E PROCESSOS DE SOLDA.

Sensibilidade

O ajuste de sensibilidade serve para determinar qual o nível de luz irá acionar o escurecimento do filtro da máscara. É ideal para soldas em baixas amperagens, especialmente em TIG, quando o arco não é tão brilhante quanto em outros processos de soldagem. Também pode ser utilizado para evitar o acionamento involuntário da máscara em locais onde há mais soldadores ou outras fontes de luz que podem ativar o auto-escurecimento da máscara.

Sensores Máscara de solda Thunder

A MÁSCARA THUNDER TEM 4 SENSORES DE SENSIBILIDADE FRONTAIS, QUE PERMITEM O ACIONAMENTO EM SOLDAS TIG ABAIXO DE 10A.

Retorno

Nas máscaras de escurecimento automático a regulagem de retorno (delay) permite controlar o tempo que demorará para o filtro retornar ao modo claro. Sendo possível fazer um retorno rápido ou lento, de acordo com a preferência e necessidade do soldador.

Conforto

Trabalhar utilizando equipamentos de proteção confortáveis é indispensável, principalmente quando você precisa utilizá-los durante várias horas. Pensando na qualidade do trabalho e no bem estar dos soldadores, as máscaras de escurecimento automático são produzidas em material leve e resistente a impactos.

AS MÁSCARAS DE SOLDA WELD VISION PESAM CERCA DE 500G.

Uma carneira de suporte confortável, com vários níveis de ajuste de distância do rosto e regulagem de tamanho de cabeça proporciona muita praticidade e conforto durante a operação.

Carneira Máscaras de solda Weld Vision

A MÁSCARA THUNDER POSSUI CARNEIRA COM BANDANA ACOLCHOADA E REGULAGEM DE 5 NÍVEIS DE ALTURA DOS OLHOS.

Célula solar e Bateria

As máscaras de solda com escurecimento automático recarregam a bateria através de células solares que captam a luminosidade proveniente da solda e do ambiente.

Painel Solar e sensores de luminosidade

Lentes de Proteção do Filtro

Os filtros das máscaras de solda com escurecimento automático são protegidos por lentes de policarbonato, que evitam que respingos e fagulhas possam entrar em contato com o filtro de escurecimento.

Certificado de Aprovação

As máscaras de solda com escurecimento automático Weld Vision possuem certificado de aprovação e atendem à normas internacionais de segurança.

Linha de Máscaras de solda Weld Vision


 

Você também pode se interessar:

_________________________________________________________________________________________


QUAL É MELHOR? INVERSORA TIG OU ELETRODO?

_________________________________________________________________________________________

Corte a plasma Flash 45 Air CompressorA INOVAÇÃO DO CORTE A PLASMA SEM COMPRESSOR

Marcado com
0