Como escolher o eletrodo de Tungstênio certo para a minha solda

Está tendo dificuldades para soldar TIG? Pode ser a escolha errada do Eletrodo de Tungstênio. Sendo um eletrodo não consumível possui diversos tipos, diferenciados por cores conforme as suas respectivas composições químicas. A seleção correta do tipo de eletrodo traz muitas vantagens como facilidade na abertura e estabilidade do arco e menores riscos de contaminação na solda.

TABELA DE ORIENTAÇÃO PARA ESCOLHA DOS ELETRODOS
(Todos atendem às especificações ds Normas ANSI/AWS e DIN 6848)
Cor da Ponta Classe AWS Tungstênio com: Ignição Estabilidade do Arco Altas Amperagens Durabilidade Resistência Contaminação Corrente
CC CA
Verde EWP Puro 99,5% * * *** * * * ***
Vermelho EWTh-2 Tório 2% ** ** ** *** ** *** *
Marrom EWZr-0,3 Zircônio 0,3% * ** ** ** *** * ***
Branco EWZr-0,8 Zircônio 0,8% * ** ** ** *** * ***
Cinza EWLa-1,5 Lantânio 1,5% *** *** *** *** *** *** ***
Ouro EWLa-2 Lantânio 2% *** *** *** *** *** *** ***

Escolhe-se o eletrodo de Tungstênio de acordo com o material a ser soldado. Portanto separamos uma lista dinâmica indicando as três cores mais indicadas para cada material!

ALUMÍNIO

  • Dourado ou Azul: São considerados os melhores por proporcionarem ótima abertura e estabilidade de arco tanto em correntes altas como baixas. Também possuem excelente durabilidade e podem ser utilizados em corrente contínua (DC) ou alternada (AC). Classificados como os mais indicados para processo pulsado de soldagem.

  • Marrom ou Branco: Estes eletrodos proporcionam um arco extremamente estável, ótimo para soldagens em correntes alternadas (AC) e também mantém a ponta resistente a contaminações por mais tempo.

  • Verde: Sendo o mais barato desta lista, este eletrodo possui 99,50% de Tungstênio por isso é considerado puro. Permite boa estabilidade de arco quando usado em corrente alternada (AC) e não é indicado para soldagens em corrente contínua (DC). Apresenta pouca resistência em relação aos outros tipos de eletrodo.

 

AÇOS CARBONO E INOXIDÁVEL

  • Dourado ou Azul: Como dito anteriormente são os melhores para diversos processos. Contendo a mesma composição química, diferenciam na cor devido ás porcentagens de lantânio que possuem. Ponta dourada – 1,5%. Azul – 2%. É o próprio lantânio que traz alta durabilidade e resistência aos eletrodos destas cores.

  • Vermelho: Devido aos baixos níveis de contaminação e desgaste oferece uma ótima abertura de arco em altas correntes. Seu uso é aconselhado para soldas em corrente contínua (DC).

  • Cinza: Mais indicado para correntes baixas, apresenta ótima abertura e estabilidade de arco e boa durabilidade quando usado em corrente contínua (DC). Em corrente alternada (AC) apresenta desempenho regular. Este eletrodo é recomendado para cordões menores e peças delicadas.

Marcado com
0