8 motivos para escolher um Corte a Plasma ao invés de um Oxicorte

Entenda porque o corte a plasma é o processo mais aplicado nas indústrias em geral, e como sua ampla utilização vem substituindo outros processos, como o oxicorte.

Corte a Plasma Flash 45 Air Compressor Weld Vision

1 – Qualidade de corte

Um processo de corte a plasma produz menos escória, menor deformação da peça e uma zona termicamente afetada (ZTA) menor do que o oxicorte.

2 – Produtividade

A velocidade de corte de um equipamento de corte a plasma é consideravelmente maior que a do oxicorte, chegando a ser até duas vezes mais rápido em metais com espessura de até 1” (25,4 mm). Por conta disso, é possível produzir muito mais em um tempo menor.

3 – Relação Custo-Benefício

Considerando a maior velocidade de corte e a redução do tempo gasto com o processo de corte e com retrabalhos, o corte a plasma se torna uma opção mais econômica na relação de custo por peça produzida.

A maior parte dos processos de corte a plasma utiliza ar comprimido, o que reduz ou elimina o custo com gases.

Levando em consideração a maior velocidade, o menor custo por peça e o menor gasto com gás, o processo de corte a plasma garante a melhor relação custo-benefício em comparação ao processo de oxicorte.

Corte Plasma Flash 45 Air Compressor
4 – Lucratividade

Tendo em vista os fatores citados anteriormente (velocidade de corte, custo por peça, redução no custo de gases), fica evidente que o corte a plasma proporciona uma maior lucratividade em comparação ao oxicorte.

5 – Facilidade de uso

Não utilizar gases e não precisar ajustar a chama durante o processo são duas das principais razões para considerar o processo de corte a plasma mais fácil de se utilizar do que o oxicorte. Por utilizar ar comprimido possibilita um melhor controle do trabalho, não sendo necessário o ajuste de mistura de gases inflamáveis, essencial no oxicorte.

Diferente do maçarico de oxicorte, uma tocha plasma consegue oferecer um corte com mais precisão, podendo operar com o bico mais próximo da peça.

6 – Versatilidade

O processo de corte a plasma pode ser utilizado em sistemas manuais e mecanizados em uma grande quantidade de materiais condutores, dentre os principais estão aço-carbono, alumínio, aço inoxidável, cobre, latão, entre outros. O plasma também pode fazer cortes chanfrados com maior facilidade, além de cortes em peças pintadas ou enferrujadas, inviáveis no oxicorte.

7 – Segurança

Por utilizar uma rede de ar comprimido, ao invés de gases inflamáveis, torna a operação de corte a plasma muito mais segura. O Acetileno frequentemente utilizado no oxicorte é um gás altamente instável e inflamável.

Somado a isso, no oxicorte é necessário manter a chama do maçarico acesa durante todo o processo até o operador fechar a válvula de gás. Essa operação coloca o operador em um alto risco de acidentes, podendo causar ferimentos.

Em um equipamento de corte a plasma o arco precisa de conexão elétrica através do metal para permanecer ativo, por esse motivo, o arco é desligado automaticamente* sempre que a tocha perde o contato com a peça a ser cortada.

*Em equipamentos como a Flash 45 Air Compressor a função PILOT ARC mantém o arco aberto por alguns segundos, mesmo sem contato com a peça, para facilitar o corte em peças vazadas, como grades, portões e chapas vazadas.

A tocha de corte da Flash 45 tem um dispositivo de segurança no gatilho que não permite o acionamento involuntário do equipamento.
Flash 45-Dispositivo de segurança tocha

8 – Tecnologia

O corte a plasma é um processo já consolidado no meio industrial e os equipamentos estão em constante evolução tecnológica. As empresas que aplicam o processo em seu sistema produtivo, utilizam esses novos recursos disponíveis para aumentar a qualidade, a produtividade e, principalmente, a lucratividade na operação.

Essa evolução tecnológica vem proporcionando um aumento na capacidade de corte dos equipamentos de corte a plasma, além de oferecer recursos como pilot arc, acionamento por alta frequência, função 4 tempos, compressor embutido para cortar sem precisar de uma rede de ar, entre outros.

______________________________________________________________________________

Cada processo tem suas vantagens e limitações, e a seleção de qual será utilizado sempre dependerá da avaliação das necessidades produtivas da empresa e dos profissionais que atuarão com o equipamento.

No geral, o plasma oferece muito mais vantagens que o oxicorte, como uma melhor qualidade de corte, facilidade de uso, maior produtividade e custos operacionais mais baixos.

Corte a plasma Weld-Vision


 

Você também pode se interessar:

______________________________________________________________________________

Saiba como escolher uma máscara de solda automáticaCOMO ESCOLHER A MÁSCARA DE SOLDA IDEAL

______________________________________________________________________________

Corte a plasma Flash 45 Air CompressorA INOVAÇÃO DO CORTE A PLASMA SEM COMPRESSOR

Marcado com ,
0